Dicas para estudar online e ter um melhor rendimento – Parte 1

09/06/2020 0 Por Júlio Cesar Cardoso
Dicas para estudar online e ter um melhor rendimento – Parte 1

Cursos à distância são muito convenientes para alinhar a disponibilidade de tempo e recursos com a vontade/necessidade de crescer profissionalmente. Contudo, requer um bom gerenciamento do tempo, autodisciplina, determinação e motivação. No artigo abaixo veremos algumas Dicas para Estudar Online e ter aquele diferencial para melhorar sua carreira!

Dicas para estudar online:

#1 Entender as características do EaD

É preciso deixar claro que cursos à distância não são sinônimos de cursos mais fáceis que os presenciais, mas são cursos mais convenientes. Para se dar bem nos cursos à distância, você precisará dedicar um tempo para estudar, seguir um cronograma de estudos e se comprometer com o processo de aprendizado da mesma maneira que faria num curso presencial. Essa é a primeira das dicas para estudar online.

Porém, diferentemente do presencial, você terá a flexibilidade de ajustar sua aprendizagem com seus horários e disponibilidade para isso.

Link: veja a postagem sobre as vantagens de estudar EaD.

Dicas para estudar online: A flexibilidade de horário e local é o principal diferencial do ensino à distância
Figura 1 – A flexibilidade de horário e local é um dos principais diferenciais do ensino à distância

#2 Garanta que você tenha um acesso confiável à internet.

Nada pior do que no meio dos estudos, você perca a conexão com a rede e não possa progredir. Isso é algo que acontece, mas sempre bom poder usar plena e eficientemente o tempo dedicado, afinal ele é precioso.

Assim, ter uma conexão confiável é muito importante – confiável não significa a mais rápida, mas a mais estável. Isso pode ser uma rede banda larga, uma rede 3G/4G ou até um serviço público de fornecimento – como em bibliotecas, cafés etc.

#3 Separe um lugar para estudar

É importante que você determine um local para seus estudos, quando você faz isso, seu cérebro automaticamente entrará em modo atento para que você possa absorver mais os conteúdos. Busque acessar este lugar apenas para estudos, evite outros usos, assim seu modo ‘estudo ativo’ estará sempre ‘on’.

Evite estudar em locais muito confortáveis, como camas, redes, poltronas, pois seu cérebro entenderá que você está num lugar de descanso/relaxamento e irá querer fazer justamente isso. Consequentemente, seu desempenho irá pelos canos!

Este local pode ser uma sala pouco movimentada seja na sua casa, trabalho ou numa biblioteca.

#4 Evite distrações

Bem sabemos que os smartphones são inimigos para quem quer ter foco em qualquer coisa na vida. Tente, sempre que possível, desativar as notificações de seu aparelho. Colocá-lo no modo avião já resolve praticamente todos os problemas em relação a isso.

Caso não seja possível deixá-lo em modo avião, desative o WiFi/Pacote de dados e evite ao máximo aquela vontade constante de saber o que está ocorrendo no mundo das redes sociais.

Além disso, deixe claro para as pessoas que poderão ter acesso a você que você está precisando focar nos estudos e que elas evitem interromper você. Foque no que poderá fazer diferença no seu futuro!

#5 Estabeleça uma rotina – Dicas para estudar online

Dicas para estudar online: Ter uma rotina de estudos é essencial para ter um melhor rendimento
Figura 2 – Ter uma rotina de estudos é fundamental para chegar ao melhor rendimento

Nosso cérebro adora rotinas e determinações. Sempre que começamos uma atividade, nosso cérebro gostará de realizá-la novamente – afinal é assim que as rotinas são criadas!

Se esforce para tentar estudar sempre nos mesmos horários e locais. Assim, você estará criando uma rotina mental que tornará seu aprendizado mais eficiente. Sempre que chegar aquele horário e você estiver naquele local especialmente destinado aos estudos, seu cérebro entenderá que precisa estar mais atento e focado e os resultados serão verificados no seu estudo.

Seguindo essas dicas, você irá ter um desempenho muito satisfatório no curso e uma aprendizagem realmente significativa. O que fará toda a diferença para o seu futuro!


Para saber mais sobre dica para estudar online e ter um melhor rendimento – parte 2 clique aqui.

Para saber mais sobre a diferença entre Stricto Sensu e Lato Sensu clique aqui.

Para ter mais informações sobre pós-graduação, EJA entre em contato conosco.

Conheça nossos cursos de EJA, clicando aqui.

Print Friendly, PDF & Email