Como Ganhar Mais com Pós-Graduação

09/06/2020 0 Por Júlio Cesar Cardoso
Como Ganhar Mais com Pós-Graduação

Uma verdade que todos sabemos, o mercado paga mais por quem é mais qualificado! Em primeiro lugar, como você pode melhorar suas chances de ganhar mais com pós-graduação e receber aquele aumento – ou até uma promoção – no seu trabalho? Afinal, qual é o caminho para se conseguir uma melhor condição financeira para você e sua família? Isso é o que veremos aqui.

Por que o mercado paga mais?

Não é dúvida para ninguém qualquer empresa quer os melhores profissionais no seu time. Assim, ser um melhor profissional é estar em posição de vantagem diante de outros concorrentes pelas melhores vagas de trabalho. Como resultado, isso faz com que a maioria dos profissionais busquem se qualificar mais para poder concorrer a essas melhores vagas.

A pós-graduação é um item diferencial para quem quer alavancar sua carreira, tanto no segmento público quanto no privado. Uma pesquisa feita pela Catho Educação em 2018 comprovou que a qualificação profissional em cursos de pós-graduação tem impacto direto no salário de um profissional.

Com base nessa pesquisa, o aumento para gestores e cargos de chefia chegou a 47,2% entre os entrevistados que tinham uma especialização ou MBA, quando comparado com seus colegas que possuíam apenas graduação. Por outro lado, nos níveis operacionais ter uma especialização impactou num aumento de 25%.

Como ganhar mais com pós-graduação - Uma pós-graduação é o melhor investimento que você pode fazer em si próprio
Figura 1 – Uma pós-graduação é o melhor investimento que você pode fazer em si próprio

Qual melhor especialização escolher para ganhar mais com Pós-Graduação?

Os cursos de especialização Lato Sensu são cursos práticos, com boa abordagem técnica e direcionados para a atuação do profissional dentro de sua competência. Saber considerar bem seu plano de carreira é um fator primordial para a escolha correta do curso que você deve fazer.

A coerência é o principal ponto no momento desta escolha. Se você atua na área secretariado, não adianta escolher uma especialização na área de trânsito, ou vice-versa. Escolher uma especialização que contribua para seu plano de carreira profissional, e consequentemente para a área de atuação da sua empresa – afinal é dela que você espera esse aumento/promoção – é o melhor.

Não existe fórmula mágica. Assim, se você atua na área jurídica e quer (e ver oportunidade) para atuar na área previdenciária, essa seria a melhor especialização!

Outra boa opção são cursos semi-presenciais e a educação à distância, pois facilitam, e muito, a absorção do conteúdo, juntamente com a flexibilidade de horários que ajuda a conciliar a atuação profissional e a dedicação aos estudos. Fazendo com que o trabalho acabe sendo um laboratório prático para o conteúdo que está sendo aprendido, tornando o aprendizado muito mais eficiente.

Um pequeno alerta!

Apenas os títulos acadêmicos não são o passaporte para o aumento salarial ou a promoção desejada. Outros fatores entram nessa conta, como disponibilidade de vagas para uma promoção, a situação corrente da empresa onde você trabalha, a concorrência interna de pessoas pelo mesmo posto de atuação ou para o aumento, entre outros.

Porém, um outro fator fundamental para que se consiga esse aumento/promoção, nada mais é que o perfil profissional de quem almeja esse bônus. Competências técnicas e relacionamento interpessoal são duas características importantes para quem deseja subir cada vez mais na carreira. Cumprir devidamente com as obrigações, atender aos prazos, assiduidade, bom relacionamento com os colegas e setores são apenas alguns pontos que podemos colocar nesta lista.

Ganhar Mais com Pós-Graduação: O que podemos entender disso tudo?

Como ganhar mais com pós-graduação - Você e seu futuro são seus melhores investimentos
Figura 2 – Você e seu futuro são seus melhores investimentos

Diante de tudo o que foi exposto acima, vemos que realmente a pós-graduação aumenta as suas chances de ganhar mais. Também podemos notar que existe um reconhecimento por parte do mercado de trabalho de reconhecer aqueles que são mais qualificados – o que é um ótimo motivo para investir nessa melhoria. Assim, não devemos deixar de estudar e nos especializar para que tenhamos, sempre, melhores condições dentro de um mercado de trabalho tão acirrado e competitivo, principalmente quando o acesso à educação está tão mais simplificado, facilitado e, principalmente descentralizado. Isso faz com que a pós-graduação deixe de ser um item de luxo para tornar-se um requisito básico de sobrevivência no mercado.

Para ter mais informações sobre pós-graduação, EJA e outros, entre em contato conosco.

Conheça nossos cursos de EJA, clicando aqui.

Para saber mais sobre as diferenças salariais do mestre profissional e o acadêmico ao longo dos anos, clique aqui.

Print Friendly, PDF & Email