O Crescimento dos Cursos de Especialização

09/06/2020 0 Por Júlio Cesar Cardoso
O Crescimento dos Cursos de Especialização

Nos últimos 20 anos, a quantidade de formados em cursos de especialização mais que dobrou no Brasil. Contudo, você sabe o que isso significa e qual é o impacto desse crescimento no mercado de trabalho? O que você deve saber para continuar competitivo e garantir seu lugar no mercado de trabalho é o que você vai descobrir nessa postagem!

Cenário da pós-graduação no Brasil

Diante de toda a concorrência existente, já sabemos que se manter atualizado é um fator de grande diferenciação entre conseguir uma vaga de emprego, ou amargar a vulnerabilidade de continuar desempregado. Ciente disso, várias pessoas recorrem aos cursos de pós-graduação para garantir esse diferencial e aumentar suas chances de se inserir, ou se manter, no mercado de trabalho.

Os cursos de especialização Lato Sensu são uma ótima alternativa para aqueles que querem ter um retorno relativamente rápido de um investimento em pós-graduação, além de terem uma ótima disponibilidade de ofertas e preços bem acessíveis para os que procuram. Essa facilidade fez com que o número de estudantes dos cursos de especialização triplicasse quando comparado com o número de estudantes de mestrado e doutorado, no período de 2016 a 2019.

A diferenciação profissional é um dos principais motivos da busca por cursos de especialização no Brasil
Figura 1 – A diferenciação profissional é um dos principais motivos da busca por cursos de especialização no Brasil

Por que o curso de especialização cresceu tanto assim?

Durante o período avaliado, os cursos de especialização cresceram na casa dos 74%, enquanto mestrado e doutorado aumentaram cerca de 18% e 9%, respectivamente. Mas o que justifica esse crescimento tão acentuado? Há uma série de fatores que contribuíram para tal situação, mas podemos destacar os seguintes:

Flexibilidade com o trabalho

Os cursos de especialização apresentam uma flexibilidade maior quando comparado com cursos Stricto Sensu, quando comparado com exigências e requisitos para sua realização. Normalmente cursos Stricto Sensu exigem que seus alunos tenham dedicação exclusiva e focam bastante na carreira acadêmica. Quando consideramos as condições de mercado, não é possível para muitos trabalhadores simplesmente abandonar seus empregos e se dedicar exclusivamente para esses cursos.

Os cursos de especialização, por outro lado, são cursos que visam agregar boas práticas, habilidades e técnicas ao mercado de trabalho, contribuindo para o crescimento profissional de seus alunos. Assim, é mais interessante que se esteja no mercado de trabalho ao fazer uma especialização, pois o dia a dia do trabalho será uma prática do conteúdo que está sendo estudado – o que torna o curso muito mais produtivo e efetivo.

Disponibilidade dos cursos de especialização

Este tópico podemos dividir em duas características: disponibilidade de oferta e disponibilidade de acesso. A disponibilidade de oferta é um grande fator positivo para a especialização, pois há uma grande oferta de cursos e vagas para aqueles que querem se aperfeiçoar profissionalmente. Esta disponibilidade é imensamente superior quando a comparamos que a quantidade de vagas para cursos como mestrado e doutorados.

A disponibilidade de acesso se refere às modalidades semipresencial e principalmente educação à distância (EaD) que permite que o conteúdo seja absorvido conforme a demanda do aluno, e não exclusivamente num determinado período do dia, como ocorre com a modalidade presencial.

Isso faz com que você possa montar seu programa de estudo e aprendizado nos momentos que são mais propícios para tal atividade, o que garante um aproveitamento muito maior do que ter que todo dia ir para uma sala depois de um dia cansativo de muito trabalho.

Rápido retorno do investimento feito

Os cursos de especialização são cursos que possuem uma carga horária menor, quando comparados com os cursos de mestrado e doutorado. Outro ponto que justifica essa carga horária mais curta é que como muitos dos profissionais já trabalham na área do curso da pós-graduação que escolheram, já tem também a prática associada ao conteúdo que está sendo estudado. Assim, o teórico e o prático andam de mãos dadas, juntamente com a experiência que você possui – ou seja, a fórmula do sucesso!

Com cursos mais curtos e mais produtivos, que são focados nas práticas profissionais, o egresso demonstra sua competência e estudos mostram que alunos com especialização ganham mais que seus colegas de trabalho que possuem apenas a graduação. Ou seja, considerando esse aumento salarial (que pode vir juntamente com uma promoção), o investimento feito para conseguir a tão querida titulação se pagará num curto período.

Cursos de especialização são relativamente curtos, tendo uma ótima relação de custo benefício
Figura 2 – Cursos de especialização são relativamente curtos, tendo uma ótima relação de custo benefício

Qual é o impacto do crescimento dos cursos de especialização?

Não podemos desconsiderar que este boom de crescimento nos cursos de especialização faz com que o mercado espere cada vez mais por profissionais mais capacitados. E isso é uma etapa muito importante no crescimento do país, pois com mão-de-obra qualificada, temos mais e mais condições de melhorar as condições de vida por aqui.

Além do mais, desenvolver a excelência é uma realização profissional para qualquer pessoa. Assim, os cursos de pós-graduação são uma forma de não só contribuir para o crescimento do país, mas para a sua realização e daqueles a sua volta. Não deixe essa chance de evoluir para depois!

Para saber mais sobre a diferença entre Stricto Sensu e Lato Sensu clique aqui.

Para ter mais informações sobre pós-graduação, EJA e outros, entre em contato conosco.

Conheça nossos cursos de EJA, clicando aqui.

Conheça nossos cursos de pós-graduação clicando aqui.

Print Friendly, PDF & Email