Por que fazer uma Especialização?

15/06/2020 0 Por Júlio Cesar Cardoso
Por que fazer uma Especialização?

Certificar-se cada vez mais é uma necessidade de mercado, significa estar entre os melhores e ter as melhores oportunidades. Perceber isso é se colocar em vantagem em relação aos demais concorrentes e diferenciar-se dos demais é algo muito estratégico e necessário.

Uma maneira de se fazer notar pelas empresas é através de adicionar uma especialização ao currículo e isso terá impactos positivos na sua carreira. Mas o que é uma especialização? E quais são suas vantagens desta pós-graduação? Isso é o que vamos descobrir!

O que é uma especialização?

Uma especialização é uma modalidade de conhecimento que busca formar experts num determinado campo de conhecimento, sendo da categoria de cursos Lato Sensu. Enquanto a graduação é um tanto generalista, ou seja, lhe permite trabalhar em vários campos de atuação dentro daquela área, o pós-graduado numa especialização vai ser (como o nome sugere) um especialista dentro de um campo específico.

Por exemplo, se você se graduou em pedagogia, sabe muito bem que há vários campos de atuação, como a pedagogia social, pedagogia empresarial, ludopedagogia infantil, psicopedagogia, pedagogia clínica, entre várias outras. Mas você pode se tornar um profissional especialista em coordenação pedagógica.

Objetivo de uma especialização

O objetivo de uma especialização é que você tenha um conhecimento aprofundado sobre sua área de atuação em questão, ou ainda uma área para a qual você pretende migrar. É um curso que busca focar nas práticas dos profissionais, no desenvolvimento de suas competências e habilidades para tornar você um profissional mais completo dentro de sua atuação.

A atualização dos métodos profissionais é uma das marcas registradas deste tipo de pós-graduação, deixando você sempre a par das boas práticas de mercado. Isso permite que você e a instituição para a qual você trabalha (ou vai trabalhar) mais eficiente e competitiva, trazendo bons resultados para ambos.

Vantagens de uma especialização

As vantagens são inúmeras, algumas das quais são:

Por que fazer uma especialização
Figura 1 – Ótimo meio de criação e ampliação de networking

Crescimento profissional

Como dito anteriormente, uma pós-graduação é um critério de diferenciação entre candidatos. Ou seja, ela pode ser responsável para uma ótima oportunidade de emprego. Caso você já esteja empregado, ela poderá trazer um aumento nas suas chances de crescimento, vindo a ocupar cargos de maior responsabilidade dentro da hierarquia.

Como o seu foco maior é nas práticas profissionais, um especialista adquire conhecimentos práticos para aplicá-los em situações reais de seu dia-a-dia de trabalho, criando profissionais voltados à resolução de problemas e com maior autonomia. Uma pesquisa realizada pelo vagas.com mostra que quase 3 em cada 4 das vagas cadastradas pelas empresas no portal para posições de liderança e chefia pedem pós-graduação dos candidatos.

Melhoria salarial

Ter uma qualificação a mais no currículo quase sempre implica em melhoria na remuneração. Todas as empresas querem os melhores profissionais em seu time, e muitas estão dispostas a pagar mais por isso. Isto explica o porquê de se ter uma melhoria salarial em função de uma especialização.

Especialistas agregam valor ao produto e à imagem de uma instituição, seja ela pública ou privada. Esse aumento de pagamento é valorizado tanto no setor público, através dos planos de cargos e carreiras – impactando até a sua aposentadoria – quanto no setor privado através de políticas de aumentos salariais e promoções.

Por que fazer uma especialização?
Figura 2 – Investimento certo para o futuro

Mudança de área de atuação

Uma especialização também permite a mudança do campo de atuação de uma forma muito bem coordenada. Como mostrado acima, se você atua com ludopedagogia infantil e deseja fazer uma mudança de carreira, ao se titular em outro segmento como pedagogia clínica, você pode dar aquela guinada profissional que tanto deseja.

Outro exemplo é se sua formação é em psicologia e você atua no campo escolar, você tem a opção de mudar para psicologia organizacional, psicologia clínica, psicologia de trânsito, entre vários outros campos de atuação!

Networking

Aumentar sua rede de contatos profissionais é sempre uma ótima maneira de conseguir boas dicas, trocar experiências e boas práticas, além de possivelmente ter aquela desejada indicação para uma ótima oportunidade de trabalho que há tanto tempo você esperava. Um networking bem construído traz muitos benefícios profissionais que vão agregar muito à sua carreira.

Vale a pena ter esta pós-graduação

Considerando os pontos listados, temos que vale muito a pena buscar qualificar-se com um curso de especialização pelos inúmeros e variados benefícios e vantagens que ele traz para você, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Não deixe de ter mais essa conquista na sua vida! Visite nossos cursos, clicando aqui.

Print Friendly, PDF & Email