Dicas para estudar online e ter um melhor rendimento – Parte 2

01/05/2021 0 Por Túlio Valério Cardoso
Dicas para estudar online e ter um melhor rendimento – Parte 2

Após o sucesso da Parte 1, voltamos com mais algumas Dicas para estudar online – Parte2. Os cursos à distância têm sido uma ótima ferramenta nesses tempos de crise e pandemia! Porém algumas pessoas podem ter alguma dificuldade em lidar com essa plataforma. Abaixo listaremos algumas dicas essenciais para que você possa tirar o máximo de aproveitamento dessa modalidade de ensino que chegou para ficar!

Esta postagem é a Dicas para estudar online – Parte2 para um melhor desempenho nos seus estudos online. Para visualizar a primeira parte, clique aqui!

Identifique suas metas e objetivos

Saber o que se quer é determinante para chegar ao sucesso.

Você já deve ter ouvido essa frase. E ela é muito verdadeira! Para se manter motivado, nada melhor do que mentalizar seus sonhos, metas, conquistas e objetivos. Isso fará com que todo e qualquer desânimo saia da sua frente. Foque nos frutos que este conteúdo trará para você não só ao final do curso, mas também ao longo dele.

Também tenha essa abordagem com cada disciplina estudada, se questione quais são os objetivos que você alcançará com aquela matéria, como ela agregará valor à sua mão de obra, que diferença você fará com aquele conhecimento. Isso ajudará você a apropriar-se do conteúdo que está sendo estudado e nada melhor do que ter domínio sobre ele (e aplicá-lo).

Siga o plano do curso (faça um plano de estudo)

Quando estudar, busque planejar como seu tempo e as disciplinas serão distribuídas ao longo do tempo, quantas horas deseja estudar, defina prazos para início e fim do estudo dos assuntos de cada matéria, isso facilitará seu gerenciamento de tempo para estudar o conteúdo, entregar trabalhos, fazer avaliações, etc.

Essa abordagem criará um senso de compromisso que ajudará no estabelecimento da rotina e do hábito de estudar e tornará todo o processo de aprendizado mais fluido.

Dicas para estudar online - parte2 - Cumpra os cronogramas
Figura 1 – Dicas para estudar online – Cumpra os cronogramas

Defina prazos (e cumpra-os!!!)

Ao estabelecer um plano/cronograma, siga-o! Simples assim! A procrastinação é a pior inimiga de quem estuda – principalmente online. A flexibilização do ensino à distância pode acabar enganando a muita gente, fazendo com que o conteúdo, atividades, trabalhos, avaliações sejam deixados para depois e você não tenha mais tempo hábil para completá-los.

Lembre-se que sua formação é um investimento. SEU investimento! E como investidor em você mesmo, você pode alcançar um ótimo retorno. Você pode adquirir o máximo de conhecimento ao se dedicar da mesma forma.

Dicas para estudar online - parte2 - Tenha pausas
Figura 2 – Dicas para estudar online – Tenha pausas.

Tenha intervalos

Por mais incrível que nossa mente seja, não temos como absorver tudo de uma vez. Assim, para cada sessão de estudo, planeje alguns intervalos. Esses intervalos dependem muito do seu hábito e frequência de estudos.

Quanto mais habituado você for, mais tempo você conseguirá estudar seguidamente. Porém, mesmo que você tenha um longo histórico de estudar e consiga ficar bastante tempo estudando direto, ainda assim, pausas são importantes.

Se você está recomeçando, pode tentar uma hora de estudo para quinze minutos de descanso. Se isso ainda for muito para você, estude 45 minutos de estudo para 10 de descanso, ou 30 minutos para 5 de intervalo. Busque entender o seu ritmo, assim você encontrará o melhor método.

Repasse, revise e reveja os conteúdos

Já falamos que a repetição ajuda o cérebro no estabelecimento de rotinas, não foi? Isso também ocorre com a absorção do conhecimento. Ao final de uma sessão de estudos, revise o conteúdo para fixá-lo melhor. E tente, no começo da próxima sessão, revisar o que foi estudado na sessão anterior.

Você vai se surpreender com a apropriação de conhecimento que você terá! Se possível e necessário, faça notas, elas lhe ajudarão bastante depois.

Seguindo essas dicas, você irá ter um desempenho realmente satisfatório no curso que escolheu e uma aprendizagem muito significativa. O que fará toda a diferença para o seu futuro!


Para ter mais informações sobre pós-graduação, EJA e outros, entre em contato conosco.

Para saber mais sobre dica para estudar online e ter um melhor rendimento – parte 1 clique aqui.

Conheça nossos cursos de EJA, clicando aqui.

Conheça mais dos nossos cursos, clicando aqui.

Print Friendly, PDF & Email