Especialização ou MBA – Qual pós-graduação devo fazer?

01/05/2021 0 Por Túlio Valério Cardoso
Especialização ou MBA – Qual pós-graduação devo fazer?

Dos cursos de pós-graduação Lato Sensu temos as Especializações e MBA’s. Quando queremos melhorar nossa qualificação, várias dúvidas começam a surgir como: Qual escolher para dar aquele ‘up’ na carreira? Qual terá melhor aceitação no mercado de trabalho? Qual contribuirá melhor para o desenvolvimento profissional, Especialização ou MBA? Calma, isso não é motivo para pânico! Estamos aqui para ajudar você nessa escolha.

Especialização ou MBA – Quais as diferenças?

Um curso de especialização e um curso de MBA tem muitas similaridades, ambos são da categoria Lato Sensu, focados em práticas profissionais diárias do mercado, direcionados para resolução de problemas e na geração de resultados. Porém há algumas diferenças básicas entre os dois:

Figura 1 - Diferenças entre Especialização e MBA
Figura 1 – Diferenças entre Especialização e MBA

Especialização

Características do curso

Esta modalidade visa criar especialistas dentro de suas áreas de atuação. Basicamente, a maioria dos cursos de graduação tem uma especialização associada. Enquanto a graduação capacita o profissional de uma forma geral para poder atuar em qualquer segmento de sua área, a especialização foca em desenvolver um expert com autoridade dentro de um ramo específico.

A quem se destina

Esta categoria é voltada para quem deseja ser especialista, independente do ramo da graduação. Lembrando que os cursos de especialização devem ser da mesma área de conhecimento do graduado.

Carga horária mínima

Por definição do MEC, os cursos de especialização devem possuir carga horária mínima de 360 horas e duração mínima a partir de seis meses DEPENDENDO DO CURSO, DA ÁREA DE ATUAÇÃO, DA METODOGOLIA E DA CARGA HORÁRIA.

Para saber mais sobre as Vantagens dos Cursos de Especialização, clique aqui.

Figura 2 - Diferenças entre Especialização e MBA
Figura 2 – Diferenças entre Especialização e MBA

MBA

Características do curso

O curso de MBA é também uma especialização, porém focado para a atuação gerencial e administrativa, isto é, prepara o aluno para o segmento de negócios, gestão e empresarial. Uma das principais características do curso é a troca de experiência entre os alunos, por isso que normalmente quem busca um curso de MBA já tem alguma experiência de mercado, já que foca na liderança e gestão.

A quem se destina

Os cursos de MBA podem ser feitos basicamente por qualquer graduado, dentro de sua área de atuação. Caracteriza um destaque no currículo de quem possui esse título. Porém, tem uma utilidade maior para aqueles que já estão em cargos de gerência/gestão ou aqueles que visam essa posição, pois é um diferencial na hora de selecionar um candidato para uma posição de liderança.

Como exemplo temos que se você é médico e quer ser responsável pelo setor de medicina, ter um MBA em gestão médica correspondente é um diferencial para tal. Da mesma forma se você for docente e quiser ocupar uma posição na direção escolar, um MBA em gestão e secretariado escolar é um peso a mais a seu favor.

Carga horária mínima

Por definição do MEC, os cursos de MBA seguem as mesmas recomendações dos cursos de especialização, ou seja, devem possuir carga horária mínima de 360 horas e duração mínima a partir de seis meses DEPENDENDO DO CURSO, DA ÁREA DE ATUAÇÃO, DA METODOGOLIA E DA CARGA HORÁRIA.

Para saber mais sobre as Vantagens dos Cursos de MBA, clique aqui.

Qual escolher?

Ok, discutimos as características das duas modalidades dos cursos Lato Sensu, mas se ainda assim continuar a dúvida sobre qual você deve escolher e qual é o melhor para sua carreira. Aqui vão as considerações finais:

Tudo depende de quais são seus planos, o que você deseja para seu futuro profissional e sua carreira. Caso você ainda não souber a resposta para essa questão, então é hora de parar um pouco e refletir sobre isso. Pois um futuro melhor pode estar bem a sua frente!

Contudo se você já sabe quais são seus planos para o futuro, então tudo fica mais fácil! Sua escolha pode ser moldada tanto pela vocação, quanto pelas oportunidades existentes no mercado de trabalho. Por isso, uma análise minuciosa de seus objetivos e do mercado é importantíssima. Porém, em linhas gerais temos:

  • Se sua intenção é ser um expert de uma área do seu segmento de atuação, construir uma carreira como referência, então a especialização é a melhor opção.
  • Porém, se sua carreira é focar em processos gerenciais, liderança de equipes, buscar resolução de problemas e resultados, a melhor escolha é um MBA.

Conheça mais sobre nossos cursos e veja como eles podem ajudar na construção do seu futuro. Clique aqui.

Para ter mais informações sobre pós-graduação, EJA e outros, entre em contato conosco.

Conheça nossos cursos de EJA, clicando aqui.

Print Friendly, PDF & Email