Você sabe a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu?

03/02/2022 2 Por Túlio Valério Cardoso
Você sabe a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu?

Você sabia que existem dois grandes grupos que compõe a pós-graduação? Todos os cursos de pós-graduação ou são Lato Sensu ou Stricto Sensu, mas o que isso quer dizer? Qual é a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu e por que escolher um em detrimento do outro? Qual é o melhor para sua carreira profissional? Isso é o que vamos discutir e descobrir agora!

Definições de Lato e Stricto Sensu

Lato Sensu

Ambos os termos são palavras latinas, no caso do Lato Sensu sua tradução é “Em Sentido Amplo”, pois é justamente a natureza deste tipo de conhecimento. Os formados nesta categoria desenvolvem competências que estão focadas em habilidades e técnicas que serão aplicadas em sua rotina profissional.

Além disso, as pós-graduações Lato Sensu promovem uma atualização constante das boas práticas do mercado de trabalho; isso torna os cursos dessas categorias também muito atrativos para empresas e demais contratantes, pois garante que seus funcionários estão em dia com as melhores técnicas do mercado.

Stricto Sensu

O Stricto Sensu, por sua vez, significa “Em Sentido Restrito” e é destinado, majoritariamente, para uma carreira acadêmica. Enquanto o Lato Sensu está focado no desenvolvimento de habilidades e técnicas voltadas para a prática profissional, o Stricto Sensu busca o desenvolvimento teórico, pesquisa e experimentação.

Esta categoria é basicamente a responsável por formar os pesquisadores e cientistas que temos em nossa sociedade. Enquanto a maior parte dos formados por Lato Sensu se encontre no mercado de trabalho, os formados por Stricto Sensu se encontram nas academias e carreiras voltadas a Educação, em sua maioria.

Figura 1 – Um curso de pós-graduação pode mudar o rumo de sua carreira!

Mais algumas diferenças

Existem outras diferenças entre as duas categorias como podemos ver abaixo:

Lato Sensu

  • Os cursos Lato Sensu são mais curtos que os Stricto Sensu, com duração mínima da carga horária de 360 horas.
  • Inclui os cursos de especialização e MBA – Master Business Administration.
  • Ao concluir quaisquer cursos desta área, o egresso receberá um certificado de conclusão.

Stricto Sensu

  • Diferentemente da categoria anterior, esta tende a durar nominalmente cerca de dois anos, no mínimo.
  • Inclui os cursos de mestrado e doutorado e pós-doutorado.
  • Ao concluir quaisquer cursos desta área, o egresso receberá um diploma de conclusão.

O que essas categorias têm em comum é que o interessado em cursar quaisquer cursos de pós-graduação deverão ter diploma de graduação em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Figura 1 – Com cursos EaD você tem mais flexibilidade para estudar

Stricto Sensu ou Lato Sensu: Quais as vantagens?

As duas áreas são de grande valia para qualquer profissional. Porém você deve considerar sua disponibilidade de tempo, dinheiro e aplicação na hora de escolher qual categoria escolher. Vamos analisar cada um dos casos:

Disponibilidade de Tempo

Tempo é um recurso importantíssimo e indispensável nos dias de hoje. As duas categorias contam com cursos presenciais quanto cursos à distância ou semi-presenciais. Os cursos Lato Sensu são responsáveis pela maioria dos cursos à distância e semi-presenciais de pós-graduação ofertados no Brasil.

Os cursos à distância seguem uma tendência mundial de descentralização do conhecimento, tornando-o mais acessível e prático no dia a dia. Fazendo com que você consiga se dedicar aos estudos em seu melhor momento e não exclusivamente em um determinado momento do dia, facilitando assim o aprendizado.

Uma última análise valiosíssima é que os cursos Lato Sensu são mais curtos e focam na prática profissional e são facilmente aplicáveis em seu dia-a-dia; Stricto Sensu são mais longos e requer um tempo de dedicação proporcionalmente maior.

Dinheiro

Este é talvez o principal fator que usamos para escolher qualquer coisa na vida, não é?! Aqui as diferenças também são evidentes. A maior parte dos cursos Lato Sensu são ofertados por instituições privadas de ensino, fazendo com que sejam cursos pagos. Em contrapartida a maioria dos cursos Stricto Sensu são cursos ofertados por instituições públicas de ensino e, consequentemente, são cursos gratuitos. Mas isso não é um problema, por ser cursos de menor duração, os cursos Lato Sensu são cursos com preços proporcionais e cursos EaD (Ensino à Distância) ajudam a baratear esse ensino, tornando estes cursos muito acessíveis.

Outro ponto importante é que cursos Stricto Sensu tem uma baixa disponibilidade de vagas e muitas vezes uma alta concorrência, tornando seu acesso bem mais difícil. Há cursos que abrem eventualmente e que disponibilizam apenas 10 vagas. Essa é outra vantagem para cursos Lato Sensu, pois é possível ter uma disponibilidade muito maior.

Aplicação

Nada como ter uma aplicação real para um investimento que fizemos de nossos recursos, não é mesmo?! Afinal, nossos recursos são valiosos demais para serem desperdiçados. Se quisermos seguir carreira acadêmica, não há sombra de dúvidas que os cursos Stricto Sensu devem ser a escolha que devemos fazer. Porém se já estamos no mercado de trabalho, ou queremos nos inserir nele, os cursos Lato Sensu são a melhor opção.

Como dito no início deste artigo, Stricto Sensu foca no aprimoramento da teoria, do conceito, do teste e da experimentação, enquanto Lato Sensu busca o desenvolvimento de competências profissionais que podem já serem usadas no trabalho. Isto faz com que este tenha uma aplicação sólida em sua vida profissional.

Qual escolher?

Figura 3 – Stricto Sensu ou Lato Sensu, qual escolher?

Existem vários outros fatores que podem influenciar em qual curso das duas categorias escolher, mas pelo exposto acima é bem claro que os cursos Lato Sensu é a opção mais acertada para você, principalmente se você já está no mercado de trabalho.

Poder ajustar as aulas à sua rotina, estudar algo com aplicação prática e direta com suas atividades profissionais, viver o que estuda no trabalho, ter disponibilidade de vagas e preços acessíveis, uma certificação num tempo útil relativamente curto e as possibilidades de promoções e/ou aumentos salariais acabam por fazer do Lato Sensu o melhor retorno sobre o investimento feito.

Para conhecer mais sobre Mestrado Profissional, clique aqui.

Para ter mais informações sobre pós-graduação, EJA e outros, entre em contato conosco.

Conheça nossos cursos de EJA, clicando aqui.

Se você quer fazer essa mudança na sua vida, não deixe de visitar nosso portal e conhecer nossos cursos! Clique aqui.

Print Friendly, PDF & Email