Mestrado Profissional: O Novo Sucesso
04/03/2022
Dentro dos tipos de pós-graduação, temos o Mestrado Profissional, mas você realmente sabe o motivo que o diferencia do mestrado acadêmico? Quais vantagens e desvantagens deste tipo de programa? Como se decidir se vale a pena ou não investir nesta capacitação? Isso é o que vamos descobrir mais adiante!
Mestrado Profissional: O que é?
O mestrado profissional é uma das modalidades de pós-graduação. É um curso que busca formar profissionais para o mercado de trabalho e que, preferencialmente, já estejam inseridos nele para atender sua demanda. Difere do mestrado acadêmico por buscar situações da prática do profissional para o desenvolvimento de competências e habilidades de seus egressos em busca da resolução e inovação para problemas do dia-a-dia do trabalho.
É um curso Stricto Sensu que busca formar profissionais que dissemine o conhecimento adquirido para as cadeias de produção e de serviço, principalmente, mas também capacita para a docência. Porém o curso mantém muitas das características do mestrado “tradicional” como duração do curso, metodologia de pesquisa e avaliação, com suas temáticas, técnicas e processos voltados a atender as demandas de mercado.
Metodologia do curso
A estrutura do curso deve focar em tornar o conhecimento adquirido, a capacidade inovativa e o domínio conquistado em ferramentas metodológicas e tecnológicas aplicáveis em um campo de atuação profissional específico. Com uma grade curricular que aborde aspectos que transcendam a sala de aula e meio acadêmico, incluindo técnicas e conceitos que possam ser prontamente inseridos e usados no mercado de trabalho.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser ambientado em problemas verdadeiros e reais da área de atuação em questão daqueles profissionais-mestrandos, estimulando estes a desenvolver uma visão crítica e inovadora para seus segmentos, através da própria experiência vivida em suas profissões. Ao concluir o curso, o aluno receberá um diploma de especialista, o que o habilita a tanto poder seguir carreira acadêmica ou continuar/partir para o mercado de trabalho.
Mercado de Trabalho para o mestrado profissional
Apesar de ser uma modalidade com pouco mais de duas décadas de existência, o mestrado profissional tem tido uma grande aceitação e valorização por parte do mercado de trabalho. Em média, profissionais com este título chegam a receber 84% a mais do que seus parceiros de trabalho com graduação, segundo o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Essa diferença vem existindo ao longo dos anos, não importando se a atuação é em empresa privada ou pública.
Mesmo mantendo um bom crescimento com o passar dos anos, a quantidade de mestres profissionais no mercado ainda não atende à demanda necessária, e este é um dos motivos que explicam essa diferença tão grande de remuneração. A especificidade das formações também é outro fator que contribui para esse diferencial salarial. Além disso, um mestre profissional também tem uma remuneração cerca de 37% mais alta do que um mestre tradicional, ou acadêmico, segundo CGEE.

Qual é a principal vantagem do mestrado profissional?
O fato de a valorização do mestre profissional ser tão alta é porque este profissional já tem expertise na área de formação/atuação, lhe dando propriedade e autoridade para buscar soluções e inovações para sua área. O conhecimento adquirido no curso lhe fará ser um profissional autônomo, que consegue desenvolver uma visão e um método próprio de lidar com as necessidades profissionais.
Muitos se enganam por achar que o mestrado profissional é uma versão mais ‘fraca’ ou mais fácil de mestrado, quando na verdade é o contrário. O mestrado acadêmico permite que o egresso se torne um cientista/pesquisador e siga sua carreira profissional como acadêmico; enquanto o mestrado profissional além de permitir isso, adiciona também a inserção no mercado de trabalho de empresas tanto públicas quanto privadas, que sejam afins da área em questão.
Mestrado profissional: Vale a pena o investimento?
Diante do exposto acima, vemos que temos um mercado crescente e demandante por este profissional. A cada ano que passa, mais e mais empresas direcionam suas atenções para este segmento; e para que elas cresçam, se aperfeiçoem e inovem em seus ramos de atuação, esse mestre é cada vez mais necessário.
Difere do modelo acadêmico pois tem uma disponibilidade maior de vagas e turmas, enquanto o acadêmico tem cursos e vagas restritas a um número pequeno de pessoas e muitas vezes não é de conhecimento público a abertura de novas turmas. Outra vantagem do modelo profissional é que é possível conciliar seu emprego com o curso, diferentemente do acadêmico que normalmente exige uma dedicação exclusiva, o que significa renunciar ao seu emprego.
Essa simultaneidade do mestrado profissional com a vida profissional aproxima as duas práticas, fazendo com que as competências desenvolvidas no curso sejam prontamente usadas no trabalho. Isso torna a apropriação de conceitos e técnicas muito bem consolidada e validada.
Por mais que os cursos de mestrado acadêmico distribuam bolsas de estudo, enquanto o profissional não, o aumento salarial após o curso vale muito o investimento feito. Com um aumento médio de 84% quando comparado com os graduados e 37% a mais que o mestre acadêmico, além de poder atuar tanto no meio corporativo/empresarial/industrial quanto com docência. Com esse aumento salarial, o investimento feito para obter essa titulação terá retorno certo.
Por esses motivos concluímos que vale, sim, o investimento no mestrado profissional como uma porta para o crescimento pessoal e profissional.
Para saber mais sobre a diferença entre Stricto Sensu e Lato Sensu clique aqui.
Para ter mais informações sobre pós-graduação, EJA e outros, entre em contato conosco.
Conheça nossos cursos de EJA, clicando aqui.
Conheça nossos cursos de pós-graduação clicando aqui.