Formação Pedagógica em Geografia (FORDOC/R2) – para bacharéis e tecnólogos

R$3.500,00

O Programa Especial de Formação de Docentes (FORDOC/R2) em Geografia, com carga horária de 960 horas, capacita o profissional a atuar na licenciatura, como regente de classe, atividades pedagógicas e gestão escolar, compreendendo a estrutura e o funcionamento do ensino de geografia.

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Descrição

Na busca de inovações da nossa proposta de trabalho, no que concerne ao curso PRODOCENTE – Formação Pedagógica em Geografia, faz-se necessário uma reformulação de parâmetros institucionais, em concordância com o que preconiza a nova legislação do programa especial de formação de docentes, com origem na Resolução nº  02 de 1º de Julho de 2015 e adaptada a Resolução nº 2, publicada em 20/12/2019, sendo conferido o título com duração mínima a partir de 6 (seis) meses para Formação Pedagógica em Geografia (FORDOC/R2).

As mudanças que vem ocorrendo na Educação Básica trazem desafios à formação docente, cujo papel está sendo questionado e redefinido na sua contemporaneidade. Novas concepções sobre a educação, atualizações e revisões nas teorias de desenvolvimento e aprendizagem, o impacto da tecnologia da informação e das comunicações sobre os processos de ensino e aprendizagem, são fatores que interferem na realidade educacional e que demandam um novo profissional da educação.

No atual mercado educacional há uma carência de profissionais qualificados no magistério em todo país, especificamente nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, o que se torna uma grande oportunidade para os graduados nesta área, prontos para trabalhar com os novos cenários educacionais.

O curso de Formação de Docentes em Geografia para a Educação Básica, vem para aprimorar os estudos destes profissionais que seguem sua carreira na área educacional, buscando se diferenciar e se qualificar. Afinal o mercado está em constante mudanças, sejam elas científicas, tecnológicas ou mesmo institucionais e se atualizar é uma necessidade para aqueles que visam embarcar em uma nova e promissora carreira.

Destinado exclusivamente a formados com título em bacharelados e cursos superiores de tecnologia, cujo histórico demonstre uma sólida formação em geografia.

Para este curso não admitimos processos de equivalência de disciplinas (em conformidade com a Resolução), trancamento ou transferência externa ou interna.


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ESTRUTURAÇÃO DO CURSO

PÚBLICO-ALVO: A complementação pedagógica EAD em Formação de Docente é preparada para portadores de diploma de curso superior (bacharéis e/ou tecnólogos) relacionados à habilitação pretendida.

PRÉ-REQUISITO: Portadores de diplomas de nível superior de Bacharelado e/ou Tecnólogo em cursos relacionados à habilitação pretendida, que ofereçam sólida base de conhecimentos na área de estudos ligada a essa habilitação.

OBJETIVO DO CURSO: Tendo como objetivo central a transformação social, emancipação do cidadão e a qualidade da educação é que ofertamos cursos de formação continuada, extensão, pós-graduação, palestras e outras atividades que preencham as nossas finalidades. Assim, o ementário da matriz curricular do Curso EAD de Formação para Docentes da Educação Básica, foi elaborado com vistas a subsidiar o professor com os conhecimentos fundamentais para a prática profissional na área de atuação.

O objetivo do curso é oferecer um espaço de capacitação pedagógica, especificamente habilitação no Ensino de Geografia para diplomados em bacharéis e/ou tecnólogos (não se aplica a graduação em licenciatura), que buscam atuar na docência das quatro últimas séries do ensino fundamental e médio da Educação Básica.

Para que isso seja possível procuramos atender alguns objetivos específicos que preparam melhor o profissional, como:

  • Formar o docente com competências necessárias para atuar nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio;
  • Desenvolver conhecimentos e o pensamento investigativo que possibilitem a formulação de questões e proposição de soluções para os problemas vivenciados no cotidiano pedagógico, numa perspectiva multidisciplinar e colaborativa;
  • Propiciar condições para um pensar autônomo, para uma compreensão do trabalho pedagógico como ação coletiva, ética e democrática;
  • Proporcionar ao docente condição para o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e profissional;
  • Formar profissionais do ensino conscientes de seu papel no processo de transformação da sociedade brasileira;
  • Articular ensino e pesquisa na produção de saber e prática pedagógica;
  • Desenvolver habilidades de selecionar e organizar conteúdos básicos da área de habilitação específica, de modo a promover a aprendizagem significativa e contextualizada, trabalhando as questões de avaliação como um processo de auto formação.

Com isso, o objetivo fundamental do currículo é alcançado e completa a inserção dos seus egressos no campo profissional, por meio de uma sólida formação teórica e prática, com base no conhecimento científico, técnico e humanístico adequada à realidade brasileira com conhecimento das áreas de atuação em instituições públicas ou privadas.

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MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR

MÓDULO TEÓRICO

  • LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
  • Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva
  • Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem
  • Política e Organização da Educação no Brasil
  • Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
  • Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem

MÓDULO ESPECÍFICO

  • Cartografia
  • Geomorfologia
  • Biogeografia
  • Geologia
  • Geografia da População

MÓDULO ESTÁGIO/PRÁTICO – FINAL

  • Estágio Supervisionado – 400h
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
  • Fundamentos e Orientações para o Desenvolvimento do TCC

 

RESUMO
Grade curricular:  560h

Estágio Supervisionado (obrigatório): 400h

Total CH: 960 horas

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DETALHES DO CURSO

MODALIDADE: EAD Online (à Distância) ou Semipresencial (EAD com encontro presencial, consultar disponibilidade de vaga).

TUTORIA: Nossos Tutores prestam atendimento por meios dos canais de suporte ao aluno, por e-mail, chat, via portal do aluno ou por telefone, conforme disponibilidade e demanda.

AULAS / BIBLIOTECA / MATERIAL DIDÁTICO: As aulas e materiais de estudo estão disponíveis no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) através de e-books (formato pdf) disponível para impressão e videoaulas (disciplinas comuns e algumas específicas) agregado ao material didático. Biblioteca virtual com mais de 10 mil títulos acervos.

AVALIAÇÕES: Todas as avaliações são online sem a necessidade de encontros presenciais, pois o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de nossas faculdades utiliza oferta no sistema EAD conforme resolução nº 1 de 6 de abril de 2018 e decreto presidencial 9057/17 em parceria com outras faculdades. A avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação através de exercícios propostos e atividades programadas. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% (setenta por cento) de aproveitamento.

ESTÁGIO: O estágio é obrigatório e supervisionado. Terá acompanhamento da equipe de coordenação pedagógica que fará análise e fornecimento de toda documentação necessária para o andamento da disciplina de estágio. Carga horária disponível na matriz curricular.

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INGRESSO NO CURSO

INSCRIÇÃO: O processo seletivo será por meio de análise curricular acadêmica, de acordo com a compatibilidade entre a graduação adquirida e a habilitação pretendida, através do exame de documentos. Caberá ao coordenador do programa verificar a compatibilidade entre a formação do candidato e a habilitação pretendida. Documentação necessária:

  • Diploma da graduação (frente e verso);
  • Histórico Escolar da graduação (todas as vias);
  • Carteira de identidade;
  • Dados cadastrais (pré-matrícula).

Este processo é gratuito, sem cobrança de taxa. Encaminhar documentação para o e-mail matricula@educacaoformal.com.br

TITULAÇÃO: Licenciatura

CARGA HORÁRIA (CH): 960 horas

DURAÇÃO: Mínima de 6 (seis) meses e máxima de 18 (dezoito) meses.

CHANCELA/IES: UniETEP / IBF

REGISTRO MEC: Clique aqui

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Para efeito de matrícula (elegível apenas no ato da inscrição):

  • Diploma da Graduação (frente e verso);
  • Histórico Escolar da Graduação (todas as vias);
  • Carteira de Identidade (preferencialmente RG);
  • Cartão do CPF (ou documento que comprove, como: RG, CNH, Carteira de conselho, etc.);
  • Comprovante de endereço;
  • Requerimento de matrícula.

Além das comprovações citadas acima, será necessário apresentação desses e outros documentos físico (impressos e enviado pelos Correios), com prazo de até 90 (noventa) dias, após a efetivação da matrícula. Consultar suporte ao aluno para maiores informações.

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INVESTIMENTO

PLANO FINANCEIRO


MENSALIDADE/PARCELAMENTO¹:

  • INTEGRAL (Sem desconto de bolsa)

Pagamento por Cartão de Crédito:

1x R$ 3.499,00

6x R$ 585,00

até 12x R$ 292,00 (sem juros)

Pagamento por Boleto Bancário:

1x R$ 3.499,00

6x R$ 585,00

10x R$ 350,00

12x R$ 292,00

 

  • COM DESCONTO DE BOLSA² (Consultar campanha vigente e condições para desconto de bolsa)

Pagamento por Cartão de Crédito:

Desconto de bolsa até 40%, consulte condições.

Pagamento por Boleto Bancário:

Desconto de bolsa até 35%, consulte condições.


OUTROS (taxas e serviços):

Material didático impresso (opcional) – R$ 400,00


¹ Consulte promoções.

² Sujeito a alteração sem aviso prévio e disponibilidade de vaga.

Consulte promoções e desconto de bolsa (Clique aqui)

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